Antero critica abandono de programa ambiental no Pantanal

Da Redação | 20/10/2005, 00h00

O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) classificou o cancelamento do programa BID-Pantanal, que previa o investimento de cerca de 200 milhões de dólares em ações de preservação ambiental em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, como "o mais duro golpe mortal deste governo".

Falando da tribuna do Senado, nesta quinta-feira (20), Antero lembrou que o programa, lançado no governo Fernando Henrique e aprovado pelo Senado, beneficiaria 56 municípios apenas em Mato Grosso, inclusive a capital, Cuiabá. Nele estavam incluídas obras de saneamento básico e tratamento das águas despejadas nos rios do Pantanal, além de medidas para restringir o uso de agrotóxicos na Região.

- O projeto BID-Pantanal morreu pela falta de interesse do governo do presidente Lula e dos governadores do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, e do meu estado, Blairo Maggi - afirmou.

O senador responsabilizou especialmente o governador do Mato Grosso, por, segundo ele, priorizar a expansão da lavoura de soja em detrimento do meio ambiente. Utilizando-se de ironia, Antero afirmou que o projeto foi abandonado por ter um único defeito: "cuidar do meio ambiente".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: