Página da Agência Senado está totalmente acessível a deficientes visuais
Da Redação | 18/10/2005, 00h00
A Agência Senado também participa da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência com uma contribuição especial: a página do Agencia no site do Senado foi totalmente reconstruída de acordo com as normas nacionais e internacionais de acessibilidade e, com isso, a partir de agora, as notícias poderão ser acessadas minuto a minuto também por aqueles que possuem algum tipo de deficiência visual.
Embora mantenham quase a mesma aparência para o usuário comum, diversas páginas do site do Senado na Internet - entre elas a home page - foram elaboradas em códigos que permitem o uso de programas especiais, os "leitores de tela", destinados a pessoas com problemas de visão.
Graças a esses códigos e programas, o portador de deficiência visual é o maior beneficiado com a reforma do site do Senado, agora iniciada. Permitir o acesso à pessoa com esse tipo de deficiência é o maior desafio na criação de páginas acessíveis pois, para o cego, não há 100% de acessibilidade.
Após carregar o programa em seu computador, a pessoa cega pode escutar a leitura de todas as notícias da Agência Senado e da home page do Senado, além de algumas outras. Também as fotos são codificadas pelo "leitor de tela", de forma que, ao ter acesso a elas, o usuário ouve uma descrição do que a imagem representa.
Com as mudanças, o Senado está se adequando às normas do Decreto 5296, de 2 de dezembro de 2004, que tornou obrigatória "a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores (Internet), para o uso das pessoas portadoras de deficiência visual, garantindo-lhes o pleno acesso às informações disponíveis". O prazo para implantação das medidas para cumprir a nova legislação termina no próximo dia 2 de dezembro.
O site www.acessobrasil.org.br fornece informações mais detalhadas sobre questões de acessibilidade. O leitor encontra a versão para o português das normas internacionais sobre acessibilidade. As recomendações contidas nesse documento explicam, por exemplo, como tornar o conteúdo web acessível a pessoas com deficiências, de acordo com as normas nacionais e internacionais.
Programa
Um exemplo de um programa "leitor de tela" é o Dosvox, criado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e distribuído gratuitamente na Internet. "O sistema realiza a comunicação com o deficiente visual através de síntese de voz em português, sendo que a síntese de textos pode ser configurada para outros idiomas", diz texto de divulgação do programa.
O Dosvox é compatível com a maior parte dos sintetizadores de voz existentes, o que permite o uso de sistemas de síntese de fala mais modernos e mais próximos à voz humana. O download do programa poder ser feito pelo intervox.nce.ufrj.br/dosvox/download.htm, mas existem outros programas de acesso para deficientes visuais, como o Virtual Vision, o Jaws, o Window Bridge e o Window-Eyes.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: