Presença de Nassau no Brasil é tema de livro editado pelo Senado

Da Redação | 07/10/2005, 00h00

Durante oito anos, de 1637 a 1644, o conde João Maurício de Nassau comandou a tentativa de colonização holandesa no Brasil. Em O Brasil Holandês sob o Conde João Maurício de Nassau, o poeta e ensaísta Gaspar Barléu retrata a época em que a Holanda e a Espanha disputavam o domínio das novas colônias. Os embates eram travados em terra e no mar. O relançamento deste livro é uma das novidades que o Senado está apresentando na 5ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.

Maurício de Nassau teve importância fundamental na formação do estado de Pernambuco, não só do ponto de vista econômico, mas também científico e artístico. Várias obras de urbanismo e arquitetura daquela época sobrevivem até hoje. O livro conta as realizações do holandês em solo brasileiro e também detalha fatos como, por exemplo, a dúvida que persistiu durante algum tempo entre a escolha de Itamaracá ou Recife como sede do governo holandês no Brasil.

A primeira edição da obra foi publicada, em 1647, em Amsterdã. Um incêndio destruiu a editora e poucos exemplares de O Brasil Holandês sob o Conde João Maurício de Nassau se salvaram das chamas. Escrito originalmente em latim, o livro foi posteriormente traduzido para o alemão (1659), o holandês (1923) e o português (1940). As gravuras são do pintor Franz Post, considerado um intérprete do Brasil.

A história contada antecede o próprio período de domínio da Holanda sobre o Brasil. Inicia-se a partir da guerra holandesa travada contra a Espanha. Também fala da vinda do genovês Cristóvão Colombo ao continente americano. Barléu desconfia que a população brasileira, como a da América, seja composta de aborígines. Ele revela sua crença de que toda a humanidade provém de países asiáticos. Por outro lado, o ensaísta diz não ter certeza de como se deu a chegada dos primeiros habitantes ao continente. O autor fala também sobre o caráter, as vestimentas, a religião, a alimentação, as habitações e o comportamento hospitaleiro dos nativos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: