José Jorge critica política externa do governo Lula

Da Redação | 04/10/2005, 00h00

O líder do bloco da minoria (PFL/PSDB) no Senado, José Jorge (PFL-PE), criticou nesta terça-feira (4) a política externa do governo federal. O parlamentar listou, durante discurso em Plenário, o que considera uma série de fracassos do Executivo. Ele também criticou declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como a de que a Venezuela "teria democracia em excesso", feitas na semana passada durante encontro com o presidente daquele país, Hugo Chávez.

- O que mais impressiona é a fantasia do presidente da República de que seu governo está praticando a política externa de maior êxito que o Brasil já conheceu. Mas os fatos não comprovam o devaneio de Lula - disse.

Entre os fracassos arrolados por José Jorge estão o reconhecimento da China como economia de mercado, o perdão de dívidas de países africanos e uma declaração que relativiza a noção de democracia para os países árabes.

- Tudo isso foi feito com o objetivo de angariar apoio à pretensão brasileira de conquistar um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O resultado foi que os países africanos e árabes não apoiaram o Brasil, enquanto a China se uniu aos Estados Unidos para evitar o aumento do número de cadeiras no conselho - afirmou.

Além disso, o senador também citou as candidaturas - derrotadas - do embaixador Luiz Felipe Seixas Corrêa ao cargo de diretor geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) e do ex-ministro João Sayad à presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: