Como acontece a clonagem

Da Redação | 20/09/2005, 00h00

Telefone celular clonado é aquele que foi reprogramado para operar com o código do aparelho e do assinante habilitado. Assim, o telefone clonado faz ligações regularmente, que são debitadas na conta do assinante.

Segundo informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a clonagem acontece com mais freqüência quando o aparelho está fora da área de mobilidade de origem, onde passa a operar "em roaming", em modo analógico. Os fraudadores, por meio de monitoração ilegal, conseguem o código do celular habilitado, que passa, então, a ter dois códigos.

Para a prestadora de serviço celular, é impossível saber qual é o telefone clonado e o devidamente habilitado, por isso, quando descobre a fraude, desabilita o celular do assinante. Mas há vários indícios para que o usuário perceba que seu aparelho foi clonado. Os mais comuns são: dificuldades para completar chamadas originadas, quedas freqüentes na ligação, dificuldades para acessar a caixa de mensagem, chamadas recebidas de números desconhecidos e débitos de prestação de serviços muito acima da média. 

Providências

Quando o usuário perceber que seu celular possa ter sido clonado, é preciso entrar em contato imediatamente com a operadora e solicitar o bloqueio da linha. Se a ocorrência for denunciada por telefone, o usuário precisa anotar o nome completo do atendente, a data, a hora e o número do boletim gerado. Na reclamação direta, é necessário obter a cópia impressa da denúncia.

A Anatel orienta o usuário a comprar telefone celular somente de representantes autorizados dos fabricantes ou em oficina de confiança. Outra orientação da Agência é sempre conferir a cobrança, para identificar possíveis chamadas não autorizadas. Ao comprar telefone usado, o usuário deve solicitar a nota fiscal e conferir todos os dados, além de consultar a prestadora para saber se o aparelho não consta do Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas ( Cemi).

Comprovada a clonagem do celular, a prestadora é obrigada, por lei, a cancelar as cobranças indevidas. Mas se não o fizer, o assinante deve procurar a Anatel ou os órgãos de defesa do consumidor. Mais informações podem ser conseguidas pelo telefone 0800.33.2001.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

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