Senado vai reverenciar memória de João Paulo II no dia 25 de outubro

Da Redação | 15/09/2005, 00h00

O Senado Federal vai realizar, no próximo dia 25 de outubro, sessão especial em homenagem ao papa João Paulo II, que faleceu no início do mês de abril. A sessão foi requerida, entre outros senadores, por Pedro Simon (PMDB-RS), Paulo Paim (PT-RS) e Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM).

Chamado carinhosamente no Brasil de "João de Deus", Karol Josef Wojtyla passou 26 anos à frente do Vaticano e deixou sua marca na história ao abraçar a luta pelos direitos humanos. No comando do quarto maior pontificado da história do catolicismo, João Paulo II destacou-se por ter, entre outros feitos, aproximado a Igreja Católica de outras religiões e culturas, defendido liberdades individuais, e assumido a bandeira da paz no Oriente Médio.

O papa João Paulo II esteve no Brasil três vezes. Na primeira, em 1980, Wojtyla percorreu treze cidades em apenas doze dias. Em 1991, o Papa veio novamente ao país e visitou sete cidades. A última viagem de João Paulo II ao Brasil ocorreu em 1997, quando, mais uma vez, demonstrou seu apreço pelo país que reúne o maior número de católicos no mundo. O Censo de 2000 mostrou que 73,8% dos brasileiros declaram-se católicos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: