Tuma: "Tem gente pedindo fuzilamento, mas a maioria dos congressistas é honesta"

Da Redação | 13/09/2005, 00h00

O senador Romeu Tuma (PFL-SP) afirmou que, apesar de seus 50 anos de experiência policial (foi diretor-geral da Polícia Federal), ainda se surpreende com recomendações que ouve na rua. Relatou ter ouvido recentemente a recomendação de uma pessoa  "para fuzilar esse pessoal e só perguntar depois o que eles fizeram", numa referência às denúncias de corrupção envolvendo deputados federais.

- Eu entendo essa revolta, mas é preciso que se diga que a maioria dos parlamentares é honesta. Por isso, o Congresso não pode deixar de punir os envolvidos no 'mensalão' e na corrupção nos Correios. Sem dúvida, o caminho para o resgate da imagem do Congresso é a punição - sustentou Romeu Tuma.

Para o senador, enganam-se aqueles que pensam que os seus eleitores, "por serem lá do interior", não sabem o que vem ocorrendo no país e no Congresso. Tuma acredita que muitos desses, imaginando-se respaldados na desinformação de seus eleitores, podem ser tentados a agir de forma conivente com parlamentares amigos, mas observou que todos eles poderão acabar banidos da vida pública.

Tuma acredita que "a maioria dos brasileiros é honesta" e citou um caso que é um exemplo disso: um grupo de 20 senhoras procurou as autoridades para devolver suas carteiras do Bolsa-Família (cesta básica), poisb tinham conseguido aposentadoria.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: