Mão Santa diz que José Dirceu é o "Catilina da era Lula"

Da Redação | 12/09/2005, 00h00

O senador Mão Santa (PMDB-PI) sustentou que o deputado e ex-ministro José Dirceu "é uma espécie de Catilina da era Lula", com uma diferença: o senador romano Catilina conspirava contra a República romana, enquanto José Dirceu "conspirava com alguns petistas de sua confiança" uma forma de assumir e se eternizar no poder depois do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, "mesmo que fosse em uma ditadura como a de Cuba".

Mão Santa leu trechos dos discursos do cônsul romano Cícero (Catilinárias), que levaram Catilina à derrota.Afirmou que, segundo Cícero, o bom orador é aquele que junta eloqüência e sabedoria.

- Sabedoria sem eloqüência pouco adianta, mas eloqüência sem sabedoria prejudica muitíssimo. Lula fala sem sabedoria. Ele vai para um palanque e fala muito, mas sem sabedoria - manifestou.

Mão Santa leu ainda parte de uma entrevista do professor Plínio de Arruda Sampaio Jr., do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, à revista "Mundo Jovem", na qual ele defende a necessidade urgente de se redistribuir renda no Brasil, país que tem "a segunda pior distribuição de renda do mundo, perdendo apenas para Serra Leoa, na África".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: