ACM protesta contra forma como Flávio Maluf foi preso

Da Redação | 12/09/2005, 00h00

O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) protestou, nesta segunda-feira (12), contra a forma como foi conduzida a prisão de Flávio Maluf, filho do ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf. De acordo com o senador, a Polícia Federal, transportada pelo preso em seu helicóptero, fez questão de algemar Flávio para que a cena fosse mostrada na televisão.

- Isso não é de país civilizado para quem quer defender cidadania. Isso é uma vergonha para o Brasil- afirmou, acrescentando que a intenção da polícia foi desmoralizar o preso.

Antonio Carlos salientou que o fato de Flávio ter emprestado seu helicóptero aos policiais demonstrava que ele não pretendia fugir. O senador esclareceu que não tinha nada contra a prisão dos Maluf, mas condenavao modo como Flávio foi tratado, "que afronta a cidadania".

Em aparte, o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio Neto (AM) concordou com Antonio Carlos, dizendo que houve excesso na prisão de Flávio Maluf.

Antonio Carlos também cobrou da Mesa resposta do Ministério da Educação à documento do Senado manifestando a posição contrária do Parlamento a uma reforma universitária por decreto. Na presidência dos trabalhos legislativos, o senador Tião Viana (PT-AC), respondeu que esteve em audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, que acusou o recebimento do documento. Segundo Haddad, o projeto da reforma universitária está na Casa Civil em fase de aperfeiçoamento para ser enviado ao Congresso como projeto de lei para ampla discussão.

O senador se congratulou com o Banco do Brasil e o governo da Bahia pela assinatura de contrato, nesta segunda-feira, no valor de US$ 70 milhões para compra de equipamentos policiais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: