Nova rodovia ampliará comércio com países andinos, prevê Tião Viana
Da Redação | 08/09/2005, 00h00
- Essa rodovia muda completamente a economia regional. Estamos abrindo a fronteira entre a América Andina e o Brasil, e o Acre será o portal dessa integração - aposta Tião Viana.
Na opinião do senador, em um prazo de três a cinco anos deverão estar totalmente asfaltados os mil quilômetros de estrada de terra que ligam a fronteira do Brasil com o Peru aos portos no Pacífico. Com a maior facilidade a ser obtida no tráfego de veículos, acredita ele, Peru e Bolívia passarão a adquirir mais produtos brasileiros, como frutas, carnes e madeira. Além disso, observa o senador, estará sendo aberto um novo caminho para os mercados da Ásia.
Tião Viana vê ainda o asfaltamento da rodovia como mais um passo em direção à integração de toda a América do Sul. Com o mesmo objetivo, recorda, foi recentemente aprovado pelo Senado acordo internacional que estabelece o fim da necessidade de passaporte para trânsito de turistas na fronteira com o Peru e a Bolívia.
Risco
Também eleito pelo estado do Acre, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PSOL) igualmente considera importante para o estado o início do asfaltamento da Interoceânica. Ele adverte, no entanto, que a implantação da nova rodovia não deveria estar dissociada da criação do que chama de um "ambiente produtivo" apropriado.
- Não se discute a importância da rodovia, mas corremos o risco de ver o Acre transformado apenas em um corredor de passagem, por meio do qual caminhões de outros estados levariam suas mercadorias enquanto os acreanos ficariam chupando o dedo - alerta Mesquita Júnior.
A seu ver, um ambiente produtivo mais propício poderia vir a estimular maior beneficiamento de produtos regionais, como a borracha, a castanha e a madeira. Nesse sentido, ele acredita que o Estado deveria exercer o papel de indutor do desenvolvimento.
A Interoceânica ligará Assis Brasil (AC) e Inapari, cidade peruana fronteiriça, aos portos de Ilo, Matarani e San Juan, no Oceano Pacífico. A ligação do Brasil com o Peru será feita por meio de uma ponta sobre o Rio Acre, cuja inauguração está prevista para este ano ainda. A rodovia poderá facilitar o escoamento de produtos provenientes de Rondônia e do Mato Grosso, por meio da BR-364, e também da Zona Franca de Manaus, com a utilização da hidrovia do rio Madeira.
Tião Viana destaca em Plenário asfaltamento da Rodovia Interoceânica
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
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