Aberta no Senado exposição de instrumentos musicais da China

Da Redação | 05/09/2005, 00h00

O diretor-geral do Senado Federal, Agaciel da Silva Maia, e o encarregado de negócios da Embaixada da República Popular da China, Wu Yuanshan, abriram nesta segunda-feira (5) a exposição Instrumentos Musicais da China, no Salão Negro do Congresso Nacional.

A exposição, que apresenta 60 peças criadas pelos 56 grupos étnicos da China, estará aberta ao público do dia 6 ao dia 30 deste mês. Durante a exposição, músicos chineses tocarão alguns dos instrumentos de cordas, sopro e percussão.

Material explicativo distribuído pela embaixada informa que nos arquivos da dinastias Shang e Zhou (1600-256 a.c.) já se fazia menção à existência de mais de 70 tipos diferentes de instrumentos musicais, como o zeng hougi bianzhong, que é um jogo de 65 campainhas de bronze produzido antes de 433 a.c., e do gu qin, antigo instrumento musical de corda que existe desde a dinastia Sang (1600-1046 a.c.) e é considerado um tesouro da civilização chinesa.

Agaciel definiu a mostra  como "uma viagem pela riquíssima cultura chinesa".

 - É uma oportunidade rara de viajar na história através de uma exposição riquíssima. É um presente da República Popular da China. O Congresso fica honrado em abrigar essa exposição - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: