Capiberibe diz que agora a luta deve ser pela inclusão econômica de todos os brasileiros

Da Redação | 29/08/2005, 00h00

Ao comemorar os 26 anos da Lei da Anistia, o senador João Capiberibe (PSB-AP) disse que o Brasil deve iniciar agora a luta pela inclusão econômica de todos os seus cidadãos. Ele lamentou que embora o país tenha conquistado o direito à democracia, à  fundação de partidos políticos, à construção de organizações civis, sindicais e estudantis, por outro lado, a maior parte dos cidadãos continua sem direito de usufruir as riquezas do país.

- Conquistamos o direito à democracia, mas não o direito à inclusão econômica que garantisse nossa permanência no país. Hoje, milhões vagam pelo mundo afora em busca de uma oportunidade econômica. É doloroso ver brasileiros tombarem na tentativa de ingressar nos Estados Unidos; ver milhares de exilados econômicos que não encontraram alternativa em território brasileiro - afirmou Capiberibe.

O senador lembrou que, quando a Lei da Anistia entrou em vigor, ele morava em Maputo, Moçambique, com sua companheira, a hoje deputada Janete Capiberibe (PSB-AP). No final de 1979, acrescentou, Janete retornou ao Brasil com os três filhos do casal. João Capiberibe contou que ela foi presa no Rio de Janeiro e posteriormente transferida para Brasília.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: