Senado abre a Semana Cultural Iraniana

Da Redação | 22/08/2005, 00h00

Durante a abertura da Semana Cultural Iraniana no Senado, nesta segunda-feira (22), na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, o encarregado de negócios da embaixada do Irã no Brasil, Mohamad Ali Ziaí, comemorou o centenário das relações diplomáticas entre os dois países, destacando as características de amizade e respeito mútuo. O diretor-adjunto do Senado, José Alexandre Gazineo, classificou o Brasil como um "país bebê" diante da civilização persa e considerou a mostra "uma gentileza cultural" da embaixada iraniana.

Após a solenidade de abertura, foi exibido, no Auditório Petrônio Portela, o filme iraniano Santa Maria, que relata a vida de Maria, mãe de Jesus, que gerou grande repercussão entre os iranianos. A mostra conta, entre outros, com os filmes O Passageiro do Sul (dia 26), Bota (dia 29), O Salgueiro e o Vento (dia 30) e Cigano (dia 31). Todos serão exibidos às 19h, no mesmo auditório.

A Semana  também conta com duas exposições, uma na Biblioteca, com objetos artesanais, tapetes persas e documentos históricos, e outra na Galeria Senado, com pintura, caligrafia e ilustrações. Dentre os objetos expostos na Biblioteca destaca-se uma reprodução do Corão, livro sagrado muçulmano. Na Galeria Senado, chama a atenção a utilização da caligrafia, cópias de escrituras sagradas, uma arte que atingiram grande grau de refinamento naquele país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: