Centenário de Érico Veríssimo será celebrado na quarta-feira
Da Redação | 22/08/2005, 00h00
Os 100 anos do escritor Érico Veríssimo, para quem a arte deveria ser uma espécie de "errata da vida", serão celebrados em sessão especial às 10h desta quarta-feira (24). Por iniciativa do senador Pedro Simon (PMDB-RS), serão lembradas em Plenário as qualidades do autor gaúcho - falecido em 1975 - que tinha vontade de escrever livros, como definiu em Um Lugar ao Sol, não sobre a vida como ela é, mas como "queria que ela fosse".
Nascido em Cruz Alta (RS), o escritor é definido por Simon, na justificativa de seu requerimento para a realização da homenagem, como um "excelente contador de histórias, de estilo simples, e uma das grandes expressões da moderna ficção brasileira". Exemplos desse talento estão em obras como O Senhor Embaixador, publicado um ano após o golpe militar de 1964, e Incidente em Antares, de 1971, além de Olhai os Lírios do Campo, publicado em 1938 e um de seus maiores sucessos.
A realidade social e política do Sul do Brasil está fortemente presente nas obras de Veríssimo, mas o escritor também experimentou uma longa vivência internacional. Sua discordância com o governo do ex-presidente Getúlio Vargas o levou a aceitar convite para lecionar Literatura Brasileira na Universidade da Califórnia, em Berkeley (Estados Unidos). A partir dessa época, empenhou-se em divulgar a cultura brasileira no exterior, em cursos e conferências realizados em países como México, França, Espanha e Portugal.
Em 1953, Veríssimo assumiu, em Washington, a direção do Departamento de Assuntos Culturais da União Pan-Americana, na secretaria da Organização dos Estados Americanos (OEA). Três anos depois, retornou com a família ao Brasil. O escritor sofreu o primeiro enfarte em 1961 e acabou falecendo em 1975, também por problemas no coração.
Toda a história de Veríssimo poderá ser conferida na exposição Por Amor à Vida - Érico Veríssimo 100 Anos, que será igualmente aberta na quarta-feira, no Salão Negro do Congresso Nacional. No mesmo dia, às 16h, haverá uma palestra intitulada "Érico Veríssimo: História e Literatura", com Flávio Loureiro Chaves, na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho.Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: