Semana Cultural Iraniana no Senado
Da Redação | 19/08/2005, 00h00
Haverá exibição de filmes iranianos e duas exposições, uma na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, com objetos artesanais e documentos históricos, e outra na Galeria Senado, com pintura, caligrafia e ilustrações. Os documentos retratam os mais de 100 anos das relações diplomáticas entre os dois países, com destaque para uma reprodução do Corão, livro sagrado muçulmano, e para o katam, técnica de gravura em madeira típica daquele país.
Também estarão expostos na biblioteca tapetes persas, símbolo tradicional daquela cultura. Na Galeria Senado, chama a atenção a utilização da caligrafia, arte desenvolvida a partir de cópias de versos do Corão e que atingiu grande grau de refinamento. Outra técnica muito difundida no Irã é a das ilustrações, ricas em detalhes, com desenhos semelhantes aos dos tapetes persas.
O primeiro filme da mostra, na segunda-feira (22), é Santa Maria, que relata a vida de Maria, mãe de Jesus, e teve grande repercussão entre os iranianos. A sessão começa às 20 horas. Entre os filmes da mostra estão também O Passageiro do Sul (dia 26), Bota (dia 29), O Salgueiro e o Vento (dia 30) e Cigano (dia 31). As sessões dos demais dias terão início às 19h, sempre no auditório Petrônio Portella.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: