Cristovam alerta para descontentamento da população com a classe política

Da Redação | 18/08/2005, 00h00

Em pronunciamento feito na tarde desta quinta-feira (18), o senador Cristovam Buarque (PT-DF) utilizou foto da primeira página do jornal Correio Braziliense contendo imagem de estudantes exibindo uma faixa onde se lê: "Fora Todos". O parlamentar entendeu que a frase não se prende somente ao PT, partido que é objeto de denúncias de corrupção, mas a toda a classe política brasileira.

Para o senador, esse tipo de manifestação é crescente no continente sul-americano e demonstra a frustração das populações desses países com seus representantes.

- Em maio, eu adverti no Plenário sobre movimentos contrários à classe política, na Venezuela, na Argentina e na Bolívia - lembrou o senador, observando que a manifestação feita por estudantes ontem, em frente ao Congresso, "ainda é tímida, mas com enorme potencial de deflagração".

Ao sustentar que, na história do Brasil, nenhum partido conseguiu grandes transformações - estas, segundo ele, viriam por iniciativas pessoais ou em decorrência de movimentos -, o parlamentar cobrou do presidente Luís Inácio Lula da Silva desculpas à população, não pelo que fez o PT, "mas pelo que deixou de fazer pelo povo depois de tantas promessas de campanha eleitoral".

- Onde estão as reformas agrária, de educação de base e as ações de combate à concentração de renda? - indagou, alertando que "a paciência do povo não aceita desculpas fora de hora".

Cristovam elogiou a iniciativa dos senadores de promoverem uma reforma eleitoral parcial, modificando temas da lei de forma a tornar o pleito de 2006 mais transparente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: