Lula perdeu "o pênalti da Copa do Mundo da sua vida", diz Virgílio
Da Redação | 12/08/2005, 00h00
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva perdeu o "pênalti político do jogo decisivo da Copa do Mundo política de sua vida", disse o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), ao comentar o pronunciamento do chefe do Poder Executivo em rede nacional de televisão, nesta sexta-feira (12). Para o senador, a "torcida brasileira esperava o gol da verdade", com a divulgação dos nomes dos "traidores" mencionados pelo presidente.
- Eu esperava o presidente que não fosse Duda (Mendonça, o publicitário), eu esperava que Lula fosse Lula, mas ontem Duda foi Lula e hoje Lula foi Duda. Eu esperava um presidente que, com muita clareza, declarasse a realidade de que uma quadrilha tem funcionado no seu partido contra a maioria esmagadora de petistas honrados, contra a maioria honrada dos partidos aliados do presidente - declarou Arthur Virgílio.
Na opinião do líder tucano, para recuperar a confiança da Nação, o presidente Lula deveria "ter dado nomes aos bois". A prestação de contas feita no pronunciamento do presidente é falsa, segundo Arthur Virgílio.
- O presidente deveria ter falado de improviso, mas ele falou maquiado, gravado, preparado, diminuindo o tom, a sinceridade e a espontaneidade que deveriam estar contidos na fala presidencial - acrescentou Virgílio.
O PSDB, segundo seu líder, não pede o impeachment no momento, mas não descarta a hipótese. Para isso, o movimento não poderia ser apenas do PSDB, nem apenas da oposição, mas de todo o país.
- Se nós fossemos como o PT na oposição, a palavra de ordem seria impeachment. Como não somos, não tratamos o impeachment como uma ida à sorveteria. Preferiríamos que o presidente passasse a faixa ao seu sucessor, mas isso não depende de nossa vontade - acrescentou Virgílio.
Arthur Virgílio cobra explicações de Lula
Virgílio afirma que pronunciamento é a última chance do presidente Lula
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: