Lula pede desculpas aos brasileiros

Da Redação | 12/08/2005, 00h00

A sessão plenária desta sexta-feira (12/08) foi suspensa  para que os senadores acompanhassem, da sala do cafezinho, o pronunciamento em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se disse traído pela antiga cúpula do PT, destacou os avanços da economia, exigiu mais empenho de seus ministros e pediu desculpas aos brasileiros.

- Eu não tenho nenhuma vergonha de dizer ao povo brasileiro que nós temos que pedir desculpas, o PT tem de pedir desculpas, o governo, onde errou tem que pedir desculpa, porque o povo brasileiro, que tem esperanças e que acredita no Brasil, e que sonha com o Brasil com uma economia forte com crescimento econômico e distribuição de renda não pode em momento algum estar satisfeito com a situação que o nosso país está vivendo - disse Lula.

O presidente salientou que está consciente da gravidade da crise política, mas declarou que o país dispõe de instituições fortes e vai superar os problemas atuais. Disse que o governo está procurando fazer sua parte, com o engajamento de todas as instâncias de investigação trabalhando para apurar as denúncias de corrupção que envolvem membros de seu partido e da base aliada.

Lula da Silva também observou que foram afastadas do governo as pessoas mencionadas nas denúncias e que as investigações vão prosseguir até a completa identificação dos culpados.

O presidente assegurou que nunca teve conhecimento dos fatos que estão sendo conhecidos com as investigações da CPI dos Correios e disse compreender que todos estejam indignados. Ao final, o presidente pediu que todos mantenham a esperança e clamou pelo apoio dos brasileiros.

- Eu sei que vocês estão indignados e eu certamente estou tão ou mais indignado que qualquer brasileiro, mas nós iremos conseguir com que o Brasil consiga continuar andando para frente, marchando para o desenvolvimento, para o crescimento da riqueza e para a distribuição de renda e eu tenho certeza que posso contar com todo o povo brasileiro - concluiu.  

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: