Fátima Cleide pede revisão do processo do massacre de Corumbiara

Da Redação | 10/08/2005, 00h00

Ao registrar nesta quarta-feira (10) os dez anos do massacre de Corumbiara, em Rondônia, a senadora Fátima Cleide (PT-RO)fez um apelo para que o processo seja revisto e os culpados sejam punidos. A senadora lembrou que o massacre vitimou nove trabalhadores, inclusive uma criança, em conflito fundiário na fazenda Santa Elina, onde foi montada uma operação com 180 policiais para fazer a reintegração de posse.

A senadora recordou que todos os oficiais levados a julgamento foram absolvidos e apenas dois trabalhadores rurais e três policiais foram condenados, acrescentando que há dúvidas sobre a condenação dos policiais Airton Ramos Moraes e Daniel da Silva Furtado. Fátima Cleide esclarece que o inquérito atesta que não foram encontrados projéteis disparados pela arma desses policiais no corpo de nenhuma das vítimas.

PT

Fátima Cleide abordou ainda, em seu discurso, a crise política deflagrada pelas denúncias do deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), dizendo que se orgulha de ser petista mesmo depois de ouvir "tantas injúrias" dobre o partido, "muitas vezes, divulgadas por uma imprensa voltada para atender interesses das elites".

A senadora ressaltou que 99% dos filiados do PT não têm culpa dos erros de alguns dirigentes, que estão sendo investigados pelas comissões parlamentares de inquérito em funcionamento no Senado. Ela salientou que as práticas denunciadas "são, aliás, bem antigas no meio político". Por isso, a senadora aconselhou "aos que posam de defensores da moral que, antes de acusar revejam seu passado".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: