Serys abre 1º Encontro Federal de Software Livre Para Municípios
Da Redação | 09/08/2005, 00h00
A presidente da Frente Parlamentar Mista pelo Software Livre, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), abriu, às 10h30 desta terça-feira (9), o 1º Encontro Federal de Software Livre para Municípios. Ela destacou que o software livre é essencial para desenvolver tecnologia e melhorar o nível de emprego, de renda e de educação da população brasileira.
O presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Sergio Amadeu, presente na abertura do evento, no auditório Petrônio Portela, citou o caso da cidade de Birigui (SP). Nesse município, relatou, 200 fabricantes de calçados infantis criaram, juntos, um instituto de software livre para todas as empresas do setor.
Amadeu disse que, se o consórcio para criação de software livre funcionou para 200 empresas que competem entre si, poderá funcionar melhor para a administração dos municípios, que é pública.
Consumidor
O Brasil é o sétimo maior consumidor mundial de software, segundo Serys. E estimam-se em cerca de US$ 10,4 bilhões os gastos por ano na compra de softwares, 30% a 50% dos quais feitos pelo setor público.
A senadora disse que a concentração do fornecimento de software proprietário em empresas de capital externo tem impacto, ao mesmo tempo, nos saldos da balança comercial e nas oportunidades de geração de emprego e renda.
Serys destacou a implantação, pelo governo federal, do Programa Brasileiro de Inclusão Digital, em parceria com diversas empresas estatais, como o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), os Correios, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
O Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), coordenado pelo Ministério das Comunicações, oferece serviços avançados de informação às camadas de baixa renda. Mais de três mil unidades do Gesac já estão em funcionamento em escolas rurais, unidades militares de fronteira e comunidades indígenas, acrescentou a senadora.De acordo com as informações de Serys, cerca de quatro milhões de pessoas estão sendo atendidas pelo Gesac, por meio de 22 mil terminais que funcionam conectados a uma ampla rede nacional. Entre outros serviços oferecidos pelo programa, estão a hospedagem de páginas na Internet, o fornecimento de endereço eletrônico gratuito e a loja virtual para a comercialização de produtos locais.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: