Osmar Dias defende propostas para moralizar prática política no país

Da Redação | 03/08/2005, 00h00

O senador Osmar Dias (PR),  líder do PDT no Senado, informou ao plenário que  iria propor ao Colégio de Líderes, nesta quarta-feira (03), que fossem colocadas na pauta do Congresso duas propostas destinadas a moralizar a prática política no país. Ele disse que iria defender o exame de um projeto de resolução (PRS 47/01), de sua autoria, que determina o momento de início do processo de cassação de senador, dificultando a renúncia como artifício para evitar a cassação. A outra proposta é uma emenda à Constituição, de autoria do ex-senador Roberto Requião que prevê o fim da reeleição.

Osmar Dias destacou a relevância do PRS 47/01 em meio à avalanche de denúncias de corrupção que envolvem o governo Luiz Inácio Lula da Silva e parlamentares da base aliada, episódios que já levaram à renúncia do deputado Valdemar Costa Neto (PL-SP) e podem estimular a mesma atitude em outros supostos beneficiários do "mensalão". O senador acredita que a aprovação da matéria evitaria que os acusados recorressem à renúncia como fuga do processo de cassação de mandato e da possível perda de direitos políticos.

Quanto à emenda de Requião, Osmar Dias concorda com o argumento do autor de que o chefe do Poder Executivo começa a se dedicar à reeleição já no segundo ano do mandato e costuma gastar muitos recursos com essa campanha, o que poderia levá-lo, inclusive, ao uso da máquina pública para esse fim. O advento da reeleição foi, na sua opinião, um grande mal para o país.

-Eu acredito que se pode melhorar o ambiente político se forem votadas leis que dificultem a ação daqueles que não agem com honestidade na política - afirmou.

Além desses temas, o pedetista defende a composição de uma agenda positiva no Congresso, com a inclusão na pauta de votação dos projetos de reforma tributária, reforma política e da MP do Código Florestal.

Senador propõe impedimento de renúncia

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: