Maguito critica estratégia de Estados Unidos e Inglaterra contra o terrorismo

Da Redação | 02/08/2005, 00h00

O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) comentou, da tribuna, o recente assassinato do brasileiro Jean Charles Azevedo, pela polícia de Londres, para criticar a forma como os Estados Unidos e a Inglaterra estão lidando com o terrorismo e com o terceiro mundo.

Para o senador, a desculpa "diplomática" utilizada pelo primeiro ministro britânico Tony Blair para o justificar o crime , "de que é preciso primeiro atirar", corrobora a forma violenta com a qual presidente George W. Bush vem tentando lidar com o terrorismo.

- Estados Unidos e Inglaterra são os únicos países ricos que não assinaram um tratado da Organização das Nações Unidas de ajuda aos países pobres, de combate à fome, que teve início em 2005, e, também por essa razão, podem estar sendo alvos constantes de ações terroristas - avaliou.

Maguito reforçou sua opinião criticando ainda a omissão dos norte-americanos e britânicos frente aos conflitos no Oriente Médio, onde milhões de jovens oriundos de países islâmicos envolvidos em guerras, a seu ver, acabam simpatizando com as ações terroristas contra o Ocidente.

- Os Estados Unidos gastam US$ 500 bilhões por ano na Guerra do Iraque. A ONU programou para aquele país uma ajuda de R$ 16 bilhões aos países pobres ao de longo de vários anos e nem isso eles aceitaram - protestou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: