Renan comemora resultado de pesquisa do Datafolha

Da Redação | 01/08/2005, 00h00

Ao desembarcar no Aeroporto Viracopos, em Campinas, no começo da tarde desta segunda-feira (1º), o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), comemorou o resultado divulgado pela Folha de S. Paulo de pesquisa realizada pelo Datafolha, segundo a qual 80% da população brasileira defende a proibição da comercialização de armas de fogo e munições no país. A pesquisa foi realizada no dia 21 de julho.

Segundo a pesquisa do Datafolha, 17% dos brasileiros são contra a proibição da venda de armas e 3% ainda não chegaram a uma conclusão sobre o assunto. A pergunta feita à população pelo instituto foi a mesma que constará no referendo de 23 de outubro: "O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?". Foram ouvidas 2.110 pessoas em 134 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

O Nordeste é a região brasileira onde as pessoas mais desejam o fim da venda de armas de fogo. Do total de entrevistados, 84% responderam "sim" ao questionamento. Este resultado surpreendeu positivamente ao presidente do Senado, que confessou acreditar que os nordestinos ofereceriam resistência maior ao desarmamento. Por outro lado, na Região Sul este índice caiu para 71%, o menor entre as regiões. Com relação ao sexo dos entrevistados, as mulheres (89%) defenderam mais o desarmamento do que os homens (75%).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: