Suplicy pede a Dirceu que conte toda a verdade em seus depoimentos

Da Redação | 29/07/2005, 00h00

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) recomendou nesta sexta-feira (29) ao deputado José Dirceu (PT-SP) que diga toda a verdade em seus depoimentos no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados - previsto para as 15 horas da próxima terça-feira (2) - e nas comissões parlamentares de inquérito para as quais possa vir a ser convocado. Na opinião do senador, se foram cometidos erros, o ex-chefe da Casa Civil deveria reconhecê-los.

O momento pelo qual passa José Dirceu, avaliou Suplicy, é muito importante para a História do Brasil. Para o senador, até mesmo a prisão de Dirceu no período da ditadura militar, seu exílio ou o fato de ter de viver sob pseudônimo no interior do estado do Paraná não têm o mesmo valor.

- Dirceu, venha trazer toda a verdade. Só fará bem aos brasileiros, ao Partido dos Trabalhadores, a você e ao presidente Lula - sugeriu Suplicy.

O senador paulista lembrou, em discurso emocionado, toda a trajetória vivida pelo deputado, especialmente seu papel como um dos fundadores do PT, na campanha pelas eleições diretas em todos os níveis e também como coordenador da campanha eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.

A mobilização para criar a CPI que investigou as denúncias de corrupção no governo Fernando Collor de Mello e culminou com a queda do presidente, lembrou Suplicy, foi outro momento que teve a ativa participação de José Dirceu, além da do próprio senador.

- Depois das declarações de Pedro Collor de Mello sobre ações irregulares de PC Farias à revista Veja, liguei para Dirceu e nós conversamos com Pedro Collor por cinco horas. A partir daí, escrevemos o requerimento para a criação da CPI e em poucos dias obtivemos as assinaturas necessárias para constituí-la - lembrou Suplicy.

O senador disse ainda que, nos 30 meses do governo Lula, José Dirceu realizou ações bem sucedidas. Suplicy ressaltou que as conquistas sociais alcançadas no atual governo contaram com a eficiente atuação do então chefe da Casa Civil.

- Se Lula diz que as oportunidades de emprego cresceram; as exportações aumentaram; a inflação está contida; o crescimento da economia de 2004 foi maior dos últimos 10 anos; o programa Bolsa-Família está atingindo mais de sete milhões de famílias; se há perspectiva de se instituir a renda básica de cidadania; tudo isso se deveu ao esforço de Dirceu - afirma o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: