Aumenta visitação ao Congresso Nacional
Da Redação | 29/07/2005, 00h00
O número só não é maior do que de julho do ano passado, quando 30.356 pessoas visitaram o Congresso. Mas há um ano havia o atrativo da exposição "Tesouro dos Mapas", organizada pelo Banco Santos no Salão Negro do Congresso. A exposição, que durou de meados de junho ao final de setembro de 2004, trouxe originais de mapas históricos da época do descobrimento do Brasil.
O diretor da Secretaria de Relações Públicas, Francisco Biondo, atribui o aumento atual das visitas à atuação das diversas comissões parlamentares de inquérito (CPIs). Segundo ele, o público formula inúmeras perguntas sobre seu funcionamento e faz questão de visitar o "Túnel do Tempo" - apelido do túnel que, sob a pista Norte do Eixo Monumental, liga o plenário do Senado a um de seus anexos e aos corredores das comissões.
De acordo com os dados do Senado, julho é o mês de maior afluxo de turistas, seguido de janeiro e dezembro. Este ano, já foram 80 mil visitantes, 17.200 em janeiro e outras 18 mil nas três primeiras semanas deste mês. A maioria deles é de outros estados da federação, geralmente acompanhados de moradores do Distrito Federal. Entre os estrangeiros, muitos chineses e americanos.
Em 2003, o número de visitantes chegou a 59 mil, o que levou à unificação das visitas, antes feitas separadamente pela Câmara e pelo Senado. Ano passado, incrementado pela exposição, o número triplicou, chegando a 131 mil pessoas. As visitas, cuja duração varia de 40 a 50 minutos, são guiadas por servidores de carreira das duas Casas, devidamente treinados para dar aos turistas as informações demandadas, seja sobre a estrutura do Senado ou sobre o funcionamento das CPIs.
- Tudo indica que a população está desfazendo a impressão do Congresso como uma instituição distanciada do povo - afirmou Sílvia Odonne, coordenadora de Comunicação Institucional da Secretaria de Relações Públicas. Ela acredita que esteja havendo uma quebra de paradigma, dando maior visibilidade ao trabalho realizado pelas duas Casas, numa manifestação de crescente interesse pelas instituições públicas do país.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: