Suplicy espera que Lula reflita sobre reeleição
Da Redação | 28/07/2005, 00h00
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) anunciou nesta quinta-feira (28), em Plenário, que presenteará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com um exemplar do livro A Democracia na América, de Alexis de Tocqueville, para que ele reflita sobre as vantagens e desvantagens da reeleição, a partir das observações do filósofo francês, cujo bicentenário de nascimento é comemorado no dia 29 de julho, conforme registrou o parlamentar.
- Estou encaminhando o livro com toda lealdade, amizade e franqueza, para que o presidente Lula faça uma reflexão sobre o que está acontecendo no Brasil e não permita que qualquer membro de sua equipe venha a utilizar a máquina do governo, como brilhantemente previu o autor francês - disse Suplicy, para quem os ensinamentos do pensador francês continuam sendo relevantes na atualidade.
Na avaliação do senador, o presidente Lula deve demonstrar com firmeza que os objetivos maiores que levaram o PT e ele próprio à vitória em 2002, tais como a ética na política, a realização da justiça e o aperfeiçoamento das instituições democráticas, prevalecerão até o final de seu mandato.
- Segundo Tocqueville, quase sem perceber, o desejo de ser reeleito passa a dominar os pensamentos dos presidentes, fazendo com que toda a política de suas administrações passe a ter a reeleição como alvo; que as menores gestões suas estão subordinadas a esse objetivo; que, sobretudo à medida em que o momento da crise se aproxima, o interesse individual toma em seu espírito o lugar do interesse geral- ressaltou Suplicy.
De acordo com o senador, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso considerava Tocqueville um de seus autores favoritos, mas não seguiu os conselhos do pensador francês, o qual manifesta reservas quanto ao instituto da reeleição.
- Em 1996 e 1997, quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso começou a se empenhar pela instituição do direito da reeleição dos chefes do Poder Executivo, fiz diversos pronunciamentos no Senado Federal recordando as reflexões contidas na obra de Tocqueville. Ele alertava que as desvantagens da implementação de tal instituto seriam muito maiores do que as suas vantagens - concluiu Suplicy.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: