Maciel propõe descentralização de investimentos em ciência e tecnologia
Da Redação | 28/07/2005, 00h00
- Percebo que os investimentos em ciência e tecnologia estão muito concentrados no eixo Rio, São Paulo e Minas Gerais. Precisamos promover a desconcentração de investimentos, também em favor das demais regiões como o Norte e Nordeste, para que, dessa forma, o Brasil tenha um desenvolvimento sustentável - declarou Marco Maciel.
Ele ressaltou que os investimentos públicos são fundamentais nesta área. Não há no Brasil, segundo o senador, uma consciência empresarial no sentido de se investir em ciência e tecnologia, pois esse campo nem sempre produz resultados de curto prazo.
Marco Maciel lembrou seu apoio à criação e à manutenção do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Citou sua participação, como ministro da Educação do governo Sarney, na primeira conferência sobre ciência e inovação. A 2ª conferência ocorreu no governo Fernando Henrique Cardoso, quando Maciel era vice-presidente da República.
- Como asseverou Noberto Bobio, o mundo se dividirá entre os que sabem e os que não sabem, qualquer país que quiser ter uma presença neste século terá que investir em educação, ciência e tecnologia - afirmou Marco Maciel.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: