Suplicy pede reunião conjunta das comissões de Relações Exteriores

Da Redação | 27/07/2005, 00h00

O senador Eduardo Suplicy PT-SP quer que as Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) e da Câmara realizem reunião conjunta para ouvir o chanceler Celso Amorim. Ele informou ter apresentado requerimento solicitando que o ministro informe as providências adotadas pelo governo federal junto ao governo britânico para solucionar o episódio da morte do brasileiro Jean Charles de Menezes por policiais, no metrô londrino, e também o estágio atual das negociações para libertação do engenheiro brasileiro seqüestrado no Iraque João José de Vasconcellos Júnior.

Em pronunciamento nesta quarta-feira (27), o senador informou que a família do engenheiro recorreu ao próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva para obter informações se o engenheiro estaria vivo e sob controle de rebeldes no Iraque. Ele lembrou que, nos últimos anos, chefes de Estado se empenharam pessoalmente na libertação de reféns, citando o presidente francês Jacques Chirac e o primeiro-ministro italiano Sílvio Berlusconi.

Suplicy lamentou mais uma vez a morte de Jean Charles de Menezes e renovou sua palavra de solidariedade à família, ressaltando que o brasileiro se encontrava em situação regular na Inglaterra e não havia cometido delito de natureza grave.

- É importante que o Congresso Nacional seja informado sobre as providências que vêm sendo adotadas para garantir a vida dos inúmeros Jeans - concluiu o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: