Documentos do STF não trazem nenhuma novidade, diz Alvaro Dias

Da Redação | 27/07/2005, 00h00

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou, nesta quarta-feira (27), que os documentos entregues hoje à CPI dos Correios pelo Supremo Tribunal Federal, não acrescentaram dados novos às investigações. Os documentos vinham sendo bastante aguardados, pois especulava-se que eles conteriam uma lista de sacadores das contas das agências do publicitário Marcos Valério no Banco Rural. A suposta lista traria nomes de parlamentares e de seus assessores.

No entanto, de acordo com o senador tucano, entre cheques, extratos, pagamentos e comunicações, os papéis apresentados apontam apenas os nomes já conhecidos pela imprensa. Alvaro Dias citou, por exemplo, o ex-tesoureiro do PL, Jacinto Lamas, e João Cláudio de Carvalho Genu, ex-chefe de gabinete do líder do PP na Câmara dos Deputados, José Janene (PR), além dos deputados Carlos Rodrigues (PL-RJ) e Josias Gomes (PT-BA).

-      A bomba virou traque, e há uma enorme frustração. Nós temos aí documentos que já tínhamos, nomes que já conhecíamos. Nada se acrescentou de informação útil para a investigação da comissão - disse.

Segundo o senador, a única novidade trazida pelo STF foi a informação de que a sócia do publicitário Duda Mendonça, Zilmar Fernandes Silveira, teria sacado R$ 500 mil, e não R$ 250 mil, como havia sido noticiado anteriormente.

No entanto, o parlamentar acredita que os novos documentos reforçam as evidências de que de fato existiu o "mensalão".

-      A existência do "mensalão" está comprovada, a meu ver, especialmente quando nós analisamos os saques em determinados períodos. Nos primeiros meses do ano de 2003, período de mudança de partido, tivemos um grande volume de recursos sacados - observou.

O presidente da CPI, Delcidio Amaral (PT-MS) declarou que ainda não teve tempo de analisar a documentação enviada pelo STF.

- Vamos avaliar com tranqüilidade, checar com as informações que nós já temos  e assumir um posicionamento mais claro. Penso que é muito difícil que os documentos que chegaram tenham divergências muito profundas com relação às quebras de sigilo - disse.

Para Alvaro Dias, a grande expectativa criada em torno da suposta lista faz parte

da estratégia dos assessores de Marcos Valério, e essas tentativas de atrapalhar as investigações seriam um dos motivos da aprovação, pela CPI, nesta quarta-feira, do pedido de prisão preventiva do publicitário.

 - Marcos Valério e seus advogados estão dando um show de estratégia. Eles conseguiram levar o inquérito para o Supremo Tribunal Federal, armam versões fantasiosas, enganam a Comissão Parlamentar de Inquérito - lamentou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)