Suassuna sugere criação de secretaria para desburocratização

Da Redação | 26/07/2005, 00h00

A criação de uma secretaria especial para combater a burocratização no Brasil foi sugerida pelo líder do PMDB, senador Ney Suassuna (PB). Segundo ele, apesar de outros governos terem criado institutos para desburocratizar o país, a burocracia é um problema recorrente, que deve ser permanentemente tratado.

- A burocracia deve ser combatida permanentemente, como a gordura no ser humano - disse Suassuna.

O representante da Paraíba disse também, ao citar o filósofo francês René Descartes, que a grande crise pela qual passa o país é composta de pequenos problemas. Na opinião do senador, para resolver os problemas maiores, deve-se trabalhar os pequenos - como questões relacionadas à saúde, educação, segurança, estradas e corrupção. No entanto, disse, o principal problema que afeta o país é a burocracia.

- É hora de o presidente arregaçar a mangas e trabalhar, se mobilizar e cobrar dos ministros o combate à burocracia e à corrupção - observou Ney Suassuna.

Em aparte, o senador Maguito Vilela (PMDB-GO) salientou que a burocracia induz à corrupção e que é necessário um processo de desburocratização do país aliado à reforma administrativa.

- Porque as coisas não andam, vem o pagamento de propina para o desenrolar das ações. O país está lento demais num momento em que estamos vivendo uma vida supersônica. O país precisa de velocidade e dinamismo. Que país é este, para onde vamos? Se não se colocar o país para andar, ficará cada vez mais difícil - argumentou Maguito Vilela.

O senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou que o líder Ney Suassuna está com comportamento muito moderado e disse que vai sugerir a criação de um PMDB autêntico, como o que redemocratizou o país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: