Suassuna lamenta morte de ex-governador da Paraíba

Da Redação | 26/07/2005, 00h00

O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) apresentou nesta terça-feira (26), em Plenário, requerimento solicitando voto de profundo pesar em virtude do falecimento do ex-governador da Paraíba Pedro Moreno Gondim. O requerimento foi assinado também pelos senadores Aloizio Mercadante (PT-SP) e Sérgio Guerra (PSDB-PE).

Além da inserção em ata de voto de profundo pesar, o requerimento pede também apresentação de condolências à família de Gondim, à Assembléia Legislativa da Paraíba, ao município de Alagoa Nova (onde Gondim nasceu, em 1914) e ao estado da Paraíba. Advogado, ex-deputado federal e ex-deputado estadual, Gondim faleceu em João Pessoa nesta terça (26) aos 92 anos de idade.

Suassuna registrou ainda a presença no Plenário do Senado de dois netos do ex-governador paraibano, o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (PMDB), e o deputado estadual Vital do Rego Filho (PDT). Presidindo a sessão, o senador Maguito Vilela (PMDB-GO) associou-se às homenagens e informou que a Mesa encaminhará o voto de pesar e as condolências.

Gondim nasceu no Engenho Capim Açu, município de Alagoa Nova. Formado em Direito no Recife, em 1945 entra no Partido Social Democrático (PSD). Em 47 é eleito deputado estadual, em 1955 torna-se vice-governador. Em 58, tendo adoecido o chefe do Executivo, assume o comando do governo da Paraíba. E em 3 de outubro daquele ano, após renunciar ao cargo, candidata-se e é eleito governador. Em 1965 é eleito deputado federal, mas em 67 tem seu mandato cassado e os direitos políticos suspensos por dez anos pelo presidente Costa e Silva.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: