José Agripino questiona local de construção de refinaria
Da Redação | 26/07/2005, 00h00
O senador José Agripino (PFL-RN) encaminhou à Mesa nesta terça-feira (26) requerimento de informações para que o ministro de Minas e Energias, Silas Rondeau, confirme a instalação de uma refinaria de petróleo em Pernambuco. De acordo com o senador, o anúncio de construção da obra teria sido feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva sem levar em conta reivindicações apresentadas por lideranças políticas de outros estados nordestinos, que há mais de 20 anos reivindicam a implantação da refinaria na região.
- A disputa da refinaria pelos estados nordestinos é legítima. Mas o Rio Grande do Norte reúne motivos técnicos para sediar a obra, pois o estado produz 110 mil barris diários de petróleo em terra. Suponho que o presidente tomou a decisão de construir a refinaria em Pernambuco pela necessidade de promover uma agenda positiva. Se confirmada a escolha, isso poderá promover frustrações a médio prazo - avaliou o senador.
No requerimento, o senador questiona quais os critérios técnicos adotados pelo Ministério de Minas e Energia para que a refinaria seja construída em Pernambuco. Também indaga se essa escolha foi precedida de discussão com os representantes dos demais estados nordestinos.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: