Suplicy apresenta requerimento de pesar pela morte de brasileiro
Da Redação | 25/07/2005, 00h00
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou requerimento de inserção em ata de apresentação de condolências à família e voto de pesar pelo falecimento do brasileiro de 27 anos Jean Charles de Menezes, morto pela polícia inglesa no metrô de Londres. Ele lamentou que após o atentado que matou dezenas de pessoas e feriu outras centenas, praticado por terroristas suicidas, a Scotland Yard - até então conhecida por seus métodos investigativos e por só portar armas em último caso, tenha mudado seu sistema.
Mesmo registrando que a invasão do Iraque pelos Estados Unidos, Inglaterra e outros países não explica nem justifica atentados de homens-bomba contra a população civil, Eduardo Suplicy destacou que o terrorismo tem sua origem na não realização de justiça em vários países do Oriente Médio e outras nações islâmicas.
— Mas nenhuma análise, lamento ou racionalização sobre a guerra explicará à mãe, ao pai e à noiva de Jean Charles a sua morte, com vários tiros na cabeça. Seu primo, Alex Pereira, que vivia com ele em Londres, deu entrevistas aos jornais, apareceu na TV emocionado, e chamou atenção para o fato de Jean ser como ele e tantos milhares de outros, um brasileiro pobre que, diante da falta de trabalho no Brasil, procurou outro país onde pudesse ter alguma oportunidade — disse Suplicy.
O senador por São Paulo também solidarizou-se com a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL), que instantes antes tinha comunicado ao Plenário que havia recebido ameaças contra si e sua família, através de telefonema anônimo. Ele pediu ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal que tomasse as providências necessárias para garantir a integridade e a segurança da parlamentar e de seus familiares.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: