Sibá Machado rebate acusação de Virgílio ao presidente

Da Redação | 25/07/2005, 00h00

O senador Sibá Machado (PT-AC) rebateu críticas do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), feitas da tribuna, nesta segunda-feira (25), ao presidente Luís Inácio Lula da Silva. Siba garantiu que o presidente nada sabia sobre o esquema de arrecadação de dinheiro não contabilizado pelo partido e defendeu também o ex-presidente do PT, José Genoíno.

Sibá disse que se Genoíno soubesse do esquema montado pelo ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e pelo ex-secretário-geral do partido Sílvio Pereira, para a arrecadação de dinheiro, levaria o fato ao conhecimento dos demais integrantes a cúpula do partido. O senador também rebateu afirmação da senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) de que o presidente Lula saberia de alguma coisa.               

- O PT está completando 25 anos e tem 820 mil filiados. A grande maioria dessa militância ignorava os fatos denunciados - enfatizou o senador, assegurando que o partido saberá se conduzir em relação à crise em razão da sua grandeza.

Sibá frisou que o atual presidente do PT, Tarso Genro, está demonstrando firmeza ao declarar que tudo será devidamente esclarecido.                                                                                                         

O senador também comentou a reforma política, afirmando que está sendo considerada, "precipitadamente, um dos remédios para a corrupção". No seu entendimento, sugestões como a que ofereceu o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), sobre o financiamento público de campanhas e sobre a adoção de um sistema de lista de votação, semelhante ao sistema da Bélgica, deveriam ser melhor estudadas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: