Ideli prega respeito às instituições democráticas

Da Redação | 25/07/2005, 00h00

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) disse, em discurso nesta segunda-feira (25), que o tratamento dado às denúncias de corrupção no PT não pode afrontar as instituições democráticas. A senadora lembrou que o presidente Lula Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito para um mandato de quatro anos com 53 milhões de votos e tem o apoio da população e, por isso, seu mandato deve ser respeitado.

Ideli disse que, como líder do PT no Senado, tem seguido a orientação do presidente de investigar as denúncias "com a seriedade que a sociedade exige." A senadora reconheceu que os fatos denunciados são graves, acrescentando que a situação merece o empenho de todos na busca dos esclarecimentos necessários em beneficio do país.

A senadora ressaltou que, além de expurgar e depurar o PT "com rigor", é preciso promover mudanças na estrutura político-partidária e o saneamento da máquina estatal, procurando identificar interesses econômicos na estrutura de corrupção "entranhada na máquina pública."

- Só que a investigação deve ser feita sem amnésia de situações que continuam como cadáveres insepultos porque não foram investigadas nem punidas em outras ocasiões - advertiu.

Ideli disse ter farto material sobre inúmeros escândalos acontecidos nas ultimas décadas e que não foram investigados nem seus responsáveis foram punidos e citou vários deles, como o caso da "Pasta Rosa", sobre o financiamento de campanhas políticas por instituições financeiras.

A senadora ressaltou ainda as políticas publicas do governo Lula, a exemplo doPrograma Consórcio da Juventude, implantado pelo Ministério do Trabalho em sete capitais entre as quais Florianópolis, em parceria com instituições públicas e ONGs. A senadora informou que o programa deve capacitar, na capital catarinense, 1.200 jovens em Florianópolis, o que corresponde a 10% dos 13 mil jovens em situação de risco naquela capital.

Ideli concluiu seu discurso citando pesquisa do instituto Vox Populi que indica que a política social do governo Lula tem a aprovação de 60% população.

Em aparte, o senador Sibá Machado elogiou a atuação de Ideli como líder do PT no Senado e também na CPI dos Correios.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: