Frente por um Brasil sem Armas quer maior segurança pública

Da Redação | 22/07/2005, 00h00

A Frente Parlamentar por um Brasil sem Armas tem como objetivo "a defesa dos interesses da segurança pública, objetivando um contexto social em que a comercialização de armas de fogo e munições seja proibida," segundo o estatuto publicado nesta sexta-feira (22) pelo Diário Oficial da União.

A frente deverá organizar e mobilizar as correntes políticas e sociais brasileiras para a defesa do fim da comercialização de armas de fogo e munições em todo o território nacional, por ocasião do referendo popular previsto para realizar-se em outubro.

Formada por deputados e senadores (veja lista abaixo), a frente contará também com a adesão de parlamentares estaduais e municipais. Entre as suas atribuições estão as de elaborar e promover campanhas de divulgação das idéias em favor do desarmamento no Brasil.

A veiculação da campanha nos meios de comunicação, diz o estatuto, obedecerá aos seguintes critérios: do total dos programas em prol do desarmamento, até 50% serão utilizados pelos partidos políticos, na proporção de sua representação; e os programas restantes serão utilizados conforme critérios estabelecidos pelo conselho executivo da frente.

Os conteúdos dos programas de rádio e televisão de utilização da frente serão decididos pelo conselho executivo, ouvido o secretário de comunicação. Parlamentares estaduais e municipais poderão participar da frente.

Com sede em Brasília e atuação em todo o território nacional, a frente também promoverá pesquisas e debates sobre o tema. Alem disso,  poderá elaborar e estimular a edição de estudos sobre o assunto.

Segue a lista dos senadores e deputados que foram a Frente Parlamentar por um Brasil sem Armas:

Senadores:

Renan Calheiros (PMDB-AL)

Luiz Otávio (PMDB-PA)

Gerson Camata (PMDB-ES)

César Borges (PFL-BA)

Demostenes Torres (PFL-GO)

Tasso Jereissati (PSDB-CE)

Arthur Virgílio (PSDB-AM)

Aloizio Mercadante (PT-SP)

Valmir Amaral (PP-DF)

Patrícia Saboya Gomes (sem partido-CE)

Marcelo Crivella (PL-RJ)

Deputados:

Raul Jungmann (PPS-PE)

Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP)

João Paulo Cunha (PT-SP)

Maria Lúcia Cardoso (PMDB-MG)

Alberto Goldman (PSDB-SP)

Jorge Gomes (PSB-PE)

ACM Neto (PFL-BA)

Fernando Gabeira (PV-RJ)

João Fontes (PDT-SE)

Luiz Antonio de Medeiros (PL-SP)
Renildo Calheiros (PcdoB-PE)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: