Indícios confirmam existência de mensalão, diz Alvaro Dias
Da Redação | 22/07/2005, 00h00
Diante dos últimos indícios e provas levantados pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios, disse nesta sexta-feira (22) em Plenário o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), é bem provável que nenhum brasileiro tenha atualmente dúvida sobre a existência do mensalão.
- A cada dia que passa o povo brasileiro constata que esse tipo de corrupção, apelidado de mensalão, é uma relação espúria entre o Poder Executivo, o Congresso Nacional, partidos políticos e parlamentares, que deve ser apurada a fundo, com punição exemplar aos culpados - afirmou Alvaro Dias, para quem é chegada a hora "de os homens de bem desse país promoverem uma verdadeira faxina, em nome do processo democrático".
O senador manifestou a certeza de que a CPI dos Correios - da qual é membro titular - "não acabará em pizza". É que a toda hora, observou, a secretaria do colegiado recebe documentos e informações que, a seu ver, atestam o agravamento da crise e dão força para que os trabalhos prossigam com todo rigor.
Como exemplo, o senador destacou a aprovação pela CPI de um requerimento que pede ao Supremo Tribunal Federal (STF) cópia do processo da 4ª Vara Federal de Minas Gerais, do qual consta uma lista de 120 beneficiados com saques realizados das contas do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, acusado de operar o mensalão. O documento apareceu após busca e apreensão em agência do Banco Rural de Belo Horizonte.
Alvaro Dias considera a lista como um instrumento de vital importância para que a CPI possa encurtar o caminho na apuração dos fatos, já que, notou, nela até nomes de parlamentares são citados. O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), em aparte, concordou com Alvaro Dias e pregou um mutirão para limpar de uma vez por todas o país da corrupção.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: