Paulo Octavio defende coincidência de mandatos e fim da reeleição

Da Redação | 21/07/2005, 00h00

Ao traçar um panorama do atual cenário político brasileiro, considerando urgente uma reforma política no país, o senador Paulo Octávio (PFL-DF) defendeu a aprovação de emenda constitucional de sua iniciativa com o objetivo de fazer coincidir os períodos de duração de todos os cargos eletivos, fixando-lhes o mandato em cinco anos, sem direito a reeleição.

Na avaliação do senador, a atual sistemática de realização de sufrágios a cada dois anos é cara, banaliza o exercício democrático e condenaas correntes partidárias a uma mobilização quase permanente à corrida eleitoral. Isso, acrescentou o parlamentar, gera comprometimentos à qualidade das candidaturas, ao planejamento das plataformas e à gestão do mandatos.

- Esta é, no meu entendimento, a solução de muitos dos mais graves problemas hoje por nós enfrentados. É, sobretudo, e sem dúvida, um importante passo rumo à concretização da verdadeira reforma política que a nação tanto espera e que o eleitor tanto merece - disse Paulo Octávio, fazendo um apelo para que os parlamentares discutam, de forma serena, madura e imparcial, as vantagens que essa proposta trará ao país.

O senador Sibá Machado (PT-AC) manifestou apoio à proposta de Paulo Octávio, afirmando que pode retirar proposição de sua autoria nesse mesmo sentido para ratificar a do senador pelo Distrito Federal. Paulo Octávio informou que seu projeto já está na pauta do Plenário da Câmara dos Deputados, fruto de seu trabalho à época de deputado federal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: