Mozarildo pede apoio para projeto que quebra sigilo fiscal de autoridades

Da Redação | 21/07/2005, 00h00

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) sustentou, em discurso pronunciado nesta quinta-feira (21), a necessidade de que sejam criadas leis que bloqueiem cada vez mais a corrupção no país. Para isso, pediu apoio dos seus pares para projeto de sua autoria que obriga nomeados para cargos públicos, candidatos eleitos e empresas que fazem negócios com o poder Executivo aquebrarem seu sigilo bancário.

Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que as três comissões parlamentares de inquérito (CPIs) que estão em funcionamento no Congresso representam um avanço da sociedade contra a pratica da corrupção no Brasil, mas enfatizou que a aprovação de leis mais rigorosas nesse sentido ajudarão de forma mais eficaz a combater esse crime, "já institucionalizado no país".

Ao defender seu projeto, Mozarildo explicou que está propondo que "o dinheiro público seja tratado como dinheiro público", uma vez que a proposta torna obrigatória a quebra do sigilo a partir da posse nos cargos públicos ou nos mandatos parlamentares, tratamento que também deverão receber as empresas no momento da efetivação de contratos e na vigência de tais compromissos.

- Hoje há uma grande confusão no entrelaçamento de negociações que envolvem recursos públicos com recursos de origem privada. O que nós pretendemos é que, com esse tipo de fiscalização, a Polícia Federal e o Ministério Público tenham acesso a subsídios e provas irrefutáveis para apurar denúncias de corrupção e crimes de colarinho branco, e repassá-las à Justiça - finalizou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: