Comissão especial busca caminho para afastar deputados estaduais
Da Redação | 21/07/2005, 00h00
A comissão foi criada a requerimento da senadora Fátima Cleide (PT-RO) e é integrada por cinco senadores: Sibá Machado (PT-AC), presidente; Demostenes Torres (PFL-GO), relator; Augusto Botelho (PDT-RR), vice-presidente; Amir Lando (PMDB-RO) e Arthur Virgílio (PSDB-AM). Entre os suplentes, Romeu Tuma (PFL-SP) e a própria Fátima.
O motivo para a criação do colegiado foi a exibição de fitas de vídeo no programa Fantástico, da Rede Globo, mostrando deputados estaduais que solicitavam propina de R$ 50 mil ao governador Ivo Cassol.
Instalada no início de junho, a comissão ouviu os depoimentos dos deputados estaduais Ronilton Capixaba (PL) Leudo Buriti (PTB), Ellen Ruth (PP), Emílio Paulista (PFL), Daniel Néri (PMDB), Edésio Martelli (PT), Chico Paraíba (PMDB), Kaká Mendonça (PTB), João da Muleta (PMDB), Amarildo Almeida (PDT), Carlão de Oliveira (PFL), Edison Gazoni (PDT), Chico Doido (PSDB) e Marcos Donavon (PMDB).
Todos os depoentes alegaram inocência, a maioria dizendo que as fitas exibidas no programa haviam sido adulteradas e editadas para incriminá-los. Alguns dos depoentes pediram, inclusive, para serem ouvidos em reunião secreta. A comissão ainda não colheu o depoimento do governador Ivo Cassol e os dos deputados Renato Veloso e Haroldo Santos.
Laranjas
Os trabalhos da comissão estavam em pleno andamento quando a situação se complicou com a descoberta de uma folha de salários paralela, na Assembléia Legislativa de Rondônia, indicando que 23 dos 24 deputados estariam recebendo adicionais, por meio dos chamados laranjas. Em 11 meses, a folha movimentou R$ 15 milhões.
Os senadores Demostenes Torres, Fátima Cleide e Sibá Machado decidiram investigar a nova denúncia in loco. Em Porto Velho, tiveram uma reunião com o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Valter Oliveira, o procurador-geral Abidiel Figueira e o delegado da Polícia Federal Renato Sayão. Este último apresentou as provas coletadas pela PF, oferecendo cópias à comissão.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: