Demostenes sugere sermão de padre Antônio Vieira a Lula
Da Redação | 20/07/2005, 00h00
O senador Demostenes Torres (PFL-GO) recomendou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (20), a leitura do Sermão de Santo Antônio aos Peixes, pronunciado pelo padre Antônio Vieira em 1654. No sermão, o padre português usava metáforas para falar da natureza humana, aplicando aos peixes os vícios e virtudes dos homens. O senador usou o texto para criticar o governo.
- Estou estarrecido com a maneira insolente, ambiciosa e vil com que o PT rebaixou o país - declarou.
Ao citar trechos do Sermão, o senador atacou o PT, acusando-o de "tratar a democracia com insolente malvadez" e de promover o "aparelhamento partidário da máquina administrativa do Brasil". Ele também recomendou que o presidente ficasse atento ao que Vieira diz sobre os peixes voadores, os quais associa à presunção, à vaidade e à ambição. Ele ainda comparou Lula ao polvo, animal do qual o padre afirma que "debaixo desta aparência tão modesta, desta hipocrisia tão santa, é o maior traidor do mar".
Demostenes citou um trecho do Sermão: "[Jesus Cristo] chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção, mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm o ofício de sal, qual será ou qual pode ser a causa desta corrupção?"
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: