Renan: CPIs devem realizar mais reuniões

Da Redação | 19/07/2005, 00h00

Em entrevista coletiva concedida no início da tarde desta terça-feira (19), o presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou que as comissões parlamentares de inquérito (CPIs) devem realizar mais reuniões por semana para analisar documentos e informações que chegam em profusão a essas comissões.

- Acho pouco a realização de apenas duas reuniões de depoimentos por semana. As CPIs deverão realizar mais reuniões para análise de documentos e informações. Como presidente do Senado, estou disposto a contratar peritos e auditores para ajudar na análise dos documentos que são enviados diariamente às CPIs, se os membros dessas comissões julgarem necessário - declarou Renan.

Para não haver redundância nas investigações das diversas CPIs, Renan sugeriua criação de um colégio de sub-relatores formado por membros das comissões. Os sub-relatores distribuirão entre as CPIs as informações já apuradas por uma determinada comissão sobre temas de interesse comum. Esse seria, segundo ele, o primeiro passo para que as CPIs realizem reuniões conjuntas.

O Senado dedicará todos os seus esforços às CPIs para que a sociedade possa ter as respostas que deseja sobre as denúncias que estão sendo investigadas, segundo declarou Renan Calheiros. Ele informou que o Senado já votou todas as matérias legislativas que aguardavam deliberação - 162 proposições em 108 sessões - e que até o dia 2 de agosto se dedicará integralmente às CPIs.

- É fundamental que as CPIs trabalhem mais para dar as respostas que a sociedade quer. Só assim vamos limpar a imagem do Congresso e separar os maus parlamentares dos bons - acrescentou Renan.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: