Maciel pede que reforma política seja feita no momento oportuno

Da Redação | 19/07/2005, 00h00

O senador Marco Maciel (PFL-PE) defendeu nesta terça-feira a realização da reforma política, ponderando, no entanto, que é preciso analisar qual o momento mais oportuno para isto. Para ele, a realização dessa reforma, que disse preferir chamar de institucional, é essencial "para restaurar a legitimidade e a credibilidade de que carecem os poderes da República".

- Fazer reformas em período eleitoral pode parecer casuísmo, e no momento de crise atual, é temerário. A reforma política deve ser pautada para o instante em que possa ser feita de forma refletida - preveniu o senador.

Ao sustentar que o Brasil já experimentou praticamente todas as possibilidades políticas e institucionais, como a monarquia, a república, o parlamentarismo, o federalismo, o voto censitário e o sufrágio universal, entre outras, Maciel rememorou alguns momentos da história brasileira.


Em aparte, os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Ney Suassuna (PMDB-PB), Papaléo Paes (PMDB-AP) e Mão Santa (PMDB-PI) apoiaram Maciel e disseram que os itens da reforma política que estão sendo discutidos na Câmara precisam ser revistos no Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: