José Jorge diz que governo mente
Da Redação | 19/07/2005, 00h00
Ao comentar a entrevista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedida na França na semana passada, em que o presidente disse que "trabalhar com a verdade é muito melhor", o senador José Jorge (PFL-PE), líder da minoria, acusou o governo de mentir sobre as denúncias de corrupção que envolvem o Partido dos Trabalhadores.
- Lula tem sido, talvez, o maior mentiroso de seu governo - acusou José Jorge.
O líder da minoria mencionou seis casos em que membros do governo, do PT ou pessoas ligadas a ele teriam mentido. Ele citou o ex-presidente do partido José Genoíno, que inicialmente negou que o PT tivesse recebido algum empréstimo avalizado pelo empresário Marcos Valério, mas em seguida voltou atrás. José Jorge mencionou também do empresário, que disse não ter feito repasses para parlamentares petistas, mas depois de divulgada a movimentação financeira das contas de suas empresas, mudou sua versão, reconhecendo que alguns parlamentares fizeram saques de suas contas.
O senador também classificou como mentiroso o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, que tentou justificar os gastos do PT e depois apresentou a versão dos empréstimos feitos por Marcos Valério, e o ex-assessor petista que foi flagrado com R$ 200 mil na mala e R$ 100 mil preso ao corpo e já apresentou várias versões para a origem e para a finalidade do dinheiro. Por fim, acusou o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato e o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), que negaram ter recebido dinheiro de Marcos Valério.
Admoestado pelo líder do governo, Aloizio Mercadante (PT-SP), José Jorge corrigiu-se, dizendo que é preciso "deixar de lado o presidentee dizer que quem mente é seu governo".
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: