Raupp sugere instituição de universidade rural em Rondônia

Da Redação | 18/07/2005, 00h00

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) apresentou projeto de lei que autoriza o Executivo a criar a Universidade Federal Rural de Rondônia no município de Rolim de Moura (PLS 210/05). A instituição, que poderá agregar o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Rondônia, terá o objetivo de desenvolver pesquisa, ensino e extensão nas áreas de silvicultura, agricultura e pecuária, respeitados os direitos dos povos indígenas e a preservação das riquezas naturais de Rondônia, conforme estabelece a proposta.

O estado de Rondônia representa para o Brasil, segundo o senador, um "desafio urgente e multifacetado", com a presença, por um lado, de grandes atrativos para a ocupação humana e econômica e, por outro, de povos indígenas e santuários ecológicos. Na opinião de  Raupp, para equacionar a necessidade da adoção de políticas públicas de ocupação geográfica e ativação econômica do vasto território da região é necessária a "presença de uma estrutura sólida e focalizada de intervenção política e tecnológica".

- Não podemos permitir que Rondônia se transforme num teatro de invasões e conflitos: é vital a presença do Poder Público como orientador e mediador de uma experiência nova de civilização na Amazônia. Tal será a missão da Universidade Federal Rural de Rondônia, inspirada nas experiências exitosas de suas congêneres dos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco e das que atualmente se criam no Pará e no Rio Grande do Norte - afirmou o senador.

Raupp explicou que a localização da instituição, no interior do estado, deve-se ao fato de o município de Rolim de Moura já sediar os cursos de Ciências Agrárias mantidos pela Universidade Federal de Rondônia .

- Isso otimizará os custos de investimentos dessa nova unidade educacional e atenderá com maior rapidez a demanda por novas tecnologias, por estar encravado na região sul, no centro da nossa maior zona de produção de alimentos, com serviços de apoio logístico - acrescentou Raupp.

O projeto está sendo analisado pelo senador Augusto Botelho (PDT-RR), relator da matéria na Comissão de Educação (CE), que irá adotar uma decisão terminativa sobre a questão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: