Flávio Arns propõe criação do Dia Nacional do Teste do Pezinho
Da Redação | 18/07/2005, 00h00
O dia 6 de junho poderá ser conhecido nacionalmente como "Dia Nacional do Teste do Pezinho". O projeto de lei que institui a data é de autoria do senador Flávio Arns (PT-PR) e foi encaminhado à Comissão de Educação (CE), onde receberá decisão terminativa. O objetivo da proposta, segundo o senador, é conscientizar a população sobre a importância da triagem neonatal.
- O Programa Nacional de Triagem Neonatal, conhecido como "teste do pezinho", é uma ação de política pública de saúde de grande importância, pois permite identificar e tratar precocemente doenças como a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, a fibrose cística e a anemia falciforme, transformando-se em instrumento de prevenção de deficiências - afirmouFlávio Arns.
O diagnóstico laboratorial no recém-nascido, realizado nas primeiras horas de vida, segundo o senador, permite a identificação dessas doenças com maior rapidez, possibilitando o início do tratamento e evitando, dessa forma, a manifestação de outras moléstias graves, como a deficiência mental.
Flávio Arns lembra ainda, na justificativa da proposta, que o " teste do pezinho" é obrigatório e gratuito para todas as crianças nascidas no Brasil.
- Segundo dados do Ministério da Saúde referentes ao ano 2002, o Programa alcançou 75% dos nascidos vivos. Neste contexto, muito mais que enaltecer a atividade que já vem sendo praticada, é fundamental conscientizar a sociedade para que se alcance 100%de cobertura - sustentou o senador.Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: