Rádio Senado presta homenagem a Rosinha de Valença

Da Redação | 15/07/2005, 00h00

O programa Música do Brasil, da Rádio Senado, que vai ao ar sábado, às 16h, presta uma homenagem à violonista e compositora Rosinha de Valença em disco organizado por Maria Bethânia e Miúcha. Namorando a Rosa reúne participações de Chico Buarque, Martinho da Vila, Dona Ivone Lara, Alcione e Yamandú Costa, entre outros.

Considerada uma das mais talentosas instrumentistas brasileiras, Maria Rosa Canelas começou a se interessar por violão ainda criança e, aos 12 anos, já tocava em bailes e na Rádio de Valença, acompanhando cantores. Em 1960 deixou os estudos para dedicar-se inteiramente à carreira musical, mudando-se em 1963 para o Rio de Janeiro, onde conheceu o jornalista Sergio Porto, o Stanislaw Ponte Preta, de quem ganhou seu nome artístico.

Rosinha de Valença ganhou destaque apresentando-se em programas de televisão como O Fino da Bossa, ao lado de Baden Powell, e excursionou com Sergio Mendes nos Estados Unidos em 1964, seguindo depois para a Europa e a África. Na década de 70, ganhou um prêmio da Ordem dos Músicos do Brasil por sua atuação, além de ter tocado e produzido discos de Martinho da Vila, Nara Leão, Maria Bethânia e Miúcha. Rosinha trabalhou ainda com grandes nomes da música internacional, como o saxofonista Stan Getz e a cantora de jazz americana Sarah Vaugh.

Apresentado e produzido pelo ex-senador Artur da Távola, o programa Música do Brasil apresenta, entre outras canções do disco produzido e idealizado por Maria Bethânia, quatro faixas com a própria Rosinha de Valença: Usina de Prata, Madrinha Lua, A Pescaria e Chuá Chuá.

Rosinha de Valença entrou em coma em 1992, por causa de uma parada cardíaca, vindo a falecer 12 anos depois.

O programa com a homenagem à instrumentista será reprisado no domingo (17), às 11h, e na quarta-feira (20), às 23h.

Desarmamento

Na segunda-feira (18), a partir do meio-dia, o programa Conexão Senado debaterá, com a participação do senador Juvêncio da Fonseca (PDT-MS) e do deputado Luiz Couto (PT-PB), o Estatuto do Desarmamento. Será abordado principalmente o referendo que a ser realizado no próximo dia 23 de outubro, quando os brasileiros decidirão se a venda de armas de fogo e munições no país será proibida. O debate será ao vivo e o ouvinte pode participar enviando perguntas para o fax 3311-2777 e para o e-mail conexão@senado.gov.br, ou ainda através do telefone 3311-1261.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: