ILB capacita mais de 1.400 servidores no primeiro semestre
Da Redação | 15/07/2005, 00h00
O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão responsável pelo treinamento de servidores do Senado Federal, capacitou, no primeiro semestre deste ano, mais de 1.400 funcionários em seus cursos presenciais e a distância. Entre os cursos presenciais, o mais procurado foi o de "formação de chefes de gabinetes", com 98 inscritos, com um ano de duração.
Para capacitar servidores, o ILB tem investido na produção de material instrucional de educação e treinamento a distância. Somente neste ano, o instituto lançou três aulas em vídeo - sobre os temas Lei de Responsabilidade Fiscal, Transição de Governo no Município e Gestão de Qualidade - e uma em DVD - sobre Processo Legislativo. Pela internet, o órgão disponibilizou novos treinamentos - Gestão Administrativa no Setor Público e Introdução a Relações Internacionais.
- Já temos alunos matriculados em São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Moçambique e Portugal - informou o diretor-executivo do ILB, Florian Madruga.
O canal televisivo do ILB, até o ano passado restrito ao Senado, passou a ser transmitido para dez estados, por meio de suas Assembléias Legislativas. A meta é, até o final do ano, atingir todos os estados. Além disso, o instituto deve lançar em breve um programa no canal de televisão do Senado, "Política e Poética".
O ILB firmou, em 2005, convênio com os tribunais de contas dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul para estender sua atuação em capacitação a funcionários dessas entidades.
Unilegis
Estão em andamento na Universidade do Legislativo (Unilegis), que funciona no prédio do ILB, três cursos de pós-graduação - Administração Legislativa, Direito Legislativo e Análise de Constitucionalidade. Os cursos, cada um com 40 alunos, serão certificados pela Universidade de Brasília e pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: