Suplicy lamenta ocorrência de ações terroristas no Iraque

Da Redação | 14/07/2005, 00h00

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou nesta quinta-feira (14) estar preocupado com a ocorrência de atentados terroristas no Iraque, a exemplo da explosão de um carro-bomba que matou 26 crianças em Bagdá na quarta-feira (13). Ele lembrou que sugeriu ao então coordenador das ações das Organizações das Nações Unidas (ONU) naquele país, o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, a adoção de um fundo permanente que dividisse os royalties da exploração do petróleo entre a população local, a exemplo do que ocorre no Alasca, segundo o parlamentar.

De acordo com Suplicy, a proposta foi apresentada em 2003 e vinha ganhando a simpatia das autoridades iraquianas, conforme Sérgio Vieira de Mello lhe teria garantido. O diplomata foi assassinado em ação terrorista ocorrida em agosto daquele ano. 


Suplicy destacou ainda que o Brasil adotará gradualmente um projeto básico de distribuição de renda, nos moldes do programa Bolsa-Família. E que a presença no Plenário do editor do jornal The New York Times, Etham Beronner, e do correspondente da publicação no Brasil, Larry Rother, serviria para divulgar a iniciativa em todo o mundo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: