Mão Santa quer estadualização de concursos federais
Da Redação | 14/07/2005, 00h00
O senador Mão Santa (PMDB-PI) apresentou em Plenário, nesta quinta-feira (14), projeto de lei que determina a estadualização da realização de concursos públicos para cargos federais. De acordo com a proposta (PLS 509/03), as provas relativas a concursos públicos para provimento de cargos federais deverão ser realizadas no Distrito Federal e nas capitais dos Estados nos quais hajam interessados, regularmente inscritos, em número igual ou superior a 50.
Na justificação do projeto, o senador argumenta que a população de Brasília possui a vantagem, em relação à de outros estados, de poder disputar as vagas de expressivo rol de cargos públicos sem ter a necessidade de se deslocar para outras localidades.
- A contrapartida óbvia é que os brasileiros que residem em outros estados já iniciam a sua preparação com o obstáculo adicional do deslocamento físico no momento da realização das provas e para o acompanhamento do certame. Isso quebra a isonomia que deve nortear esses processos seletivos e, na prática, diferencia os candidatos por origem -afirma Mão Santa.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: